14 fevereiro, 2011

Quem Somos

Frente
Fundo














 

No sentido de se instituir um órgão que pudesse lutar pela preservação da história no município de Caxias, foi criado, em 12 de dezembro de 2003 (cuja data é comemorada anualmente), o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, que adota a denominação de “Casa de CÉSAR MARQUES” em homenagem ao nascimento do ilustre médico e historiador caxiense.
É uma pessoa jurídica de direito privado regulado pela legislação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, formada por um número limitado de sócios efetivos e ilimitados sócios mantenedores (além de outras categorias).
O IHGC zela pelo patrimônio histórico e geográfico de Caxias, portanto, é reconhecido de Utilidade Pública por lei Municipal e Estadual, e, hoje, situa-se em um prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luis-Teresina (RFFSA), na Av. Getúlio Vargas, nº 951, Centro, Caxias-MA.
Abriga um valioso acervo documental histórico sobre a Cidade de Caxias, na sua Biblioteca Maria das Mercês da Silva Lima, além de obras importantes sobre a História e Geografia do Maranhão representativos da memória coletiva.
Hoje este espaço é referência de pesquisas por parte de estudantes de Ensino Fundamental, Médio, Superior, e da comunidade em geral; não se restringindo apenas à população local, atingindo também estudantes de outras cidades maranhenses e, ainda, de outros Estados, como que é o caso do Piauí.


 
Design | Bloggerized by Junior A. Magrafil |