Frente |
Fundo |
No sentido de se instituir um órgão que pudesse lutar pela preservação da história no município de Caxias, foi criado, em 12 de dezembro de 2003 (cuja data é comemorada anualmente), o Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, que adota a denominação de “Casa de CÉSAR MARQUES” em homenagem ao nascimento do ilustre médico e historiador caxiense.
É uma pessoa jurídica de direito privado regulado pela legislação civil, sem fins lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial, formada por um número limitado de sócios efetivos e ilimitados sócios mantenedores (além de outras categorias).
O IHGC zela pelo patrimônio histórico e geográfico de Caxias, portanto, é reconhecido de Utilidade Pública por lei Municipal e Estadual, e, hoje, situa-se em um prédio histórico da extinta estrada de ferro São Luis-Teresina (RFFSA), na Av. Getúlio Vargas, nº 951, Centro, Caxias-MA.
Abriga um valioso acervo documental histórico sobre a Cidade de Caxias, na sua Biblioteca Maria das Mercês da Silva Lima, além de obras importantes sobre a História e Geografia do Maranhão representativos da memória coletiva.
Hoje este espaço é referência de pesquisas por parte de estudantes de Ensino Fundamental, Médio, Superior, e da comunidade em geral; não se restringindo apenas à população local, atingindo também estudantes de outras cidades maranhenses e, ainda, de outros Estados, como que é o caso do Piauí.