14 fevereiro, 2011

Biblioteca





A Biblioteca Maria das Mercês da Silva Lima, que homenageia esta ilustre caxiense, professora, pesquisadora, historiadora e confreira do Instituto Histórico e Geográfico de Caxias, possui um acervo com mais de 3.000 (três mil) livros, distribuídos em coleções, enciclopédias, biografias, livros de história geral, história do Brasil, do Maranhão, de Caxias, de outros Estados e cidades, livros raros, livros de literatura e romance, de poesias, religiosos, didáticos e de variados assuntos; revistas da década de 40, percorrendo os idos até a atualidade, além de jornais que marcaram época no Brasil e cadernos de colagens da professora Miroca.
Outrossim, guarda um maravilhoso estoque de monografias, livros didáticos, e de literatura, pertencentes à biblioteca pessoal da ilustre e saudosa confreira do Instituto, professora Maria do Carmo Bezerra Paiva, doados pela família, para compor esta vitrine cultural.

CADERNOS DA “TIA MIROCA”

MARIA DAS MERCÊS DA SILVA LIMA, conhecida como “Tia Miroca”,  é o ícone mor da biblioteca do IHGC. Nasceu em Pedreiras, mas mudou-se para Caxias ainda criança. Sempre foi considerada filha legítima de Caxias, por dedicar toda a sua vida e obra nesta cidade, o que levou a Câmara Municipal de Caxias, em 1980, a agraciá-la com o Título de Cidadã Caxiense – mérito reconhecido por toda a comunidade caxiense.
Tia Miroca foi professora, pesquisadora e historiadora. Respeitada nos diversos meios culturais e religiosos pelo seu ilibado saber educacional e ecumênico, ela é um dos maiores memoriais humanos da cultura geral que se tem conhecimento na terra gonçalvina.
A professora Maria das Mercês da Silva Lima é falecida, mas deixou um admirável legado literário na biblioteca da instituição da qual é Sócia Efetiva Fundadora, sendo a primeira ocupante da Cadeira N° 9, que tem como Patronesse Maria de Jesus Viana de Carvalho.
Os Cadernos da Tia Miroca são um arranjo interessantíssimo de recortes de uma vida inteira de dedicação à memória, colados e organizados numa lógica própria da professora, advinda de tão nobre esmero, registrando com números cada caderno, passagens que percorrem a literatura, as artes, a educação, a religião, pensamentos e adágios, cultura, poesia, culinária, cantigas infantis, lazer, assuntos da mulher etc.
São mais de 100 cadernos: uma vitrine riquíssima de história, colecionada de jornais de toda parte do Brasil, à disposição de pesquisadores de afinco, com desejo de aprofundar o conhecimento e reconstituir aquela época em que viveu a doce e religiosa professora.

ACERVO DE JORNAIS

A Biblioteca Maria das Mercês da Silva Lima, possui quase 30 títulos de tablóides de formatos, tamanhos, cores e tipos de impressão diferentes, que vão de reproduções a títulos originais de jornais que marcaram períodos importantes no Brasil e no Maranhão, desde 1824, catalogados e divididos por época. São eles:

Ø De Caxias:

- Cidade de Caxias;
- Cruzeiro;
- Folha de Caxias;
- Folha Um;
- Folha do Leste;
- Jornal da Juventude;
- Jornal dos Cocais;
- Jornal O Acadêmico (da FAI – Faculdade do Vale do Itapecuru);
- Nosso Jornal;
- O Curioso;
- O Nosso Jornal do Maranhão;
- O Pioneiro;
- Tribuna Caxiense;
- Tribuna de Caxias;

Ø De outras localidades:

- Correio de Timon, de Timon-MA;
- Jornal Lar Católico, de Juiz de Fora-MG;
- Jornal Pequeno, de São Luís-MA;
- Jornal do Commercio, do Rio de Janeiro-RJ (1824-1987);
- Maranhão, de São Luís-MA;
- O Estado, de Teresina-PI;
- O Estado de São Paulo, de São Paulo-SP;
- O Imparcial, de São Luís-MA;
- Pastos Bons, de Pastos Bons-MA;
- Santuário de São Francisco, Canindé-CE;
- Semanário Maranhense, de São Luís-MA (1867-1868);
-Voz de Nazaré, de Belém-PA;

* dentre outros.


 
Design | Bloggerized by Junior A. Magrafil |